quinta-feira, 13 de junho de 2013

Instalando o SimpleScreenRecorder no Ubuntu

SimpleScreenRecorder é um gravador de tela Qt para Linux que, apesar do nome, vem com mais recursos do que outras ferramentas semelhantes. A aplicação é muito fácil de usar e as configurações padrão devem ser suficientes para a maioria dos casos, pois dnormalmente não é necessário alterar as configurações.
simplescreenrecorder_1
Com ele, você pode gravar a tela inteira (com suporte multi-monitor), gravar um retângulo fixo, siga o cursor ou gravar aplicativos OpenGL, (que pode ser usado para gravar jogos).
Características do SimpleScreenRecorder:
  • grava a tela inteira ou parte dela, ou grava aplicativos OpenGL diretamente (semelhante ao Fraps no Windows);
  • sincroniza o áudio e o vídeo corretamente (um problema comum com VLC e ffmpeg/avconv);
  • mais rápido do que o VLC e ffmpeg/avconv;
  • reduz a taxa de quadros de vídeo se o computador estiver muito lento (em vez de usando todos os seus RAM como o VLC);
  • totalmente multithread: pequenos atrasos em qualquer um dos componentes nunca irão bloquear os outros componentes, resultando em um vídeo mais suave e melhor desempenho em computadores com vários processadores;
  • pausar e continuar a gravação a qualquer momento (ou clicando em um botão ou usando uma tecla de atalho);
  • mostra estatísticas durante a gravação (tamanho de arquivo, taxa de bits, tempo de gravação total, taxa de quadros reais,…);
  • pode mostrar uma visualização durante a gravação, para que você não perca tempo gravando alguma coisa só para descobrir depois que alguma configuração estava errada;
É importante lembrar que o suporte OpenGL é atualmente experimental e ele pode falhar ou ele pode nem mesmo funcionar em tudo para você. Além disso, o aplicativo tenta capturar os quadros antes que eles sejão exibidos na tela e isso pode ser considerado um hack em alguns jogos e você pode ser banido para verificar se você tem permissão para gravar um jogo antes de utilizar este recurso.
Iniciando o aplicativo, você verá uma interface simples que permite que você selecione a entrada de vídeo, escolha se você deseja gravar o cursor ou se você quer gravar o microfone e definir a taxa de quadros (vide imagem na introdução desse texto). Ao clicar em “Continuar”, você pode selecionar o recipiente para o seu screencast (MP4, Matroska, WebM, OGG ou “Outros”, que você pode usar para selecionar qualquer recipiente apoiado por Libav), nome do arquivo, codec de vídeo (H.264, VP8 , ou Theora, assim como o container, selecione “Outros”, que permite que você use qualquer codec suportado pelo Libav), defina a qualidade do vídeo ou preset (padrão predefinido):
simplescreenrecorder_2
Na próxima tela, você pode iniciar a gravação, permitir a gravação hotkeys que você pode pausar / retomar a gravação através de um atalho de teclado e muito mais.
simplescreenrecorder_3
Instalando o SimpleScreenRecorder
Usuários do Ubuntu podem instalar o SimpleScreenRecorder usando seu PPA oficial. Para adicionar o PPA e instalar o aplicativo, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Adicione o repositório do aplicativo com o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:maarten-baert/simplescreenrecorder
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install simplescreenrecorder
Passo 5. Se você quer gravar jogos de 32 bits, certifique-se também instalar simplescreenrecorder-lib:i386 com o comando:
sudo apt-get install simplescreenrecorder-lib:i386
Pronto. Diga como foi sua experiência com esse aplicativo nos comentários para que os outros leitores também se informem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário