segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Reduza o tamanho de arquivos ISO com ISOMaster

ISO Master é um editor gráfico, de código-fonte aberto e fácil de usar,  de imagens de CD/DVD no formato ISO para Linux e BSD. Basicamente, você pode usar este programa para extrair arquivos de uma ISO, adicionar arquivos de uma ISO, e criar  ISOs de boot – tudo usando uma interface gráfica. Ele também pode abrir os arquivos ISO e NRG, mas só pode salvar como ISO.





isomaster01

Por exemplo, você tem uma OpenSUSE 13.1 bit edição DVD 32 (atenção, é só um exemplo), que tem tamanho de 4.1GB e quer instalar o openSUSE em seu PC, mas você tem apenas pendrive USB de 4GB. O que você faz agora?. Você pode reduzir o tamanho da imagem ISO para caber em seu drive USB e torná-lo inicializável com software Unetbootin e instalar o OpenSUSE.

Instalando o ISOMaster no Ubuntu

A boa notícia é que o ISOMaster está disponível nos repositórios padrão do Ubuntu. Por isso, Para instalar ele, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install isomaster
Passo 3. Execute o ISOMaster a partir do seu Dash ou de um menu. Se ele não estiver presente em nenhuma dessas opções, inicie o programa a a partir de um terminal usando o comando:
isomaster
Passo 4. Selecione e abra o arquivo ISO que você deseja personalizar e remova pacotes indesejáveis até que você tenha o tamanho necessário. Por exemplo, se você estiver mexendo numa imagem de instalação de uma distribuição Linux e não for usar o ambiente desktop KDE, exclua todos os pacotes relacionados a ele (que geralmente têm o kde no nome). Exclua os pacotes indesejados para reduzir o tamanho da ISO e certifique-se de que você não excluiu quaisquer pacotes importantes, tais como pacotes relacionados ao kernel.
Passo 5. Quando o arquivo estiver no tamanho que deseja , vá em File -> Save as (Arquivo -> Salvar como) e digite o nome para sua imagem ISO e se precisar, torne a imagem bootável (inicializável) com o Unetbootin ou qualquer outro software equivalente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário