segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Como instalar a última versão do LibreOffice

O Li­bre­Of­fice é uma suite de es­cri­tório que dis­po­ni­bi­liza apli­ca­ções para pro­ces­sa­mento de texto, fo­lhas de cál­culo, fun­ci­o­na­li­dades para apre­sen­ta­ções, de­senho ve­to­rial, entre ou­tras. De uma forma geral, estas apli­ca­ções são equi­va­lentes às do Mi­cro­soft (MS) Of­fice, res­pe­ti­va­mente: MS Word, MS Ex­cell e MS Power­Point.
Este ar­tigo re­quer:



Ubuntu 12.04+

O Li­bre­Of­fice vem já ins­ta­lado por pa­drão nos Ubuntus atuais, no en­tanto com ver­sões um pouco de­sa­tu­a­li­zadas. Assim neste ar­tigo ex­plica-se como ins­talar a úl­tima versão do Li­bre­Of­fice. Para além disso, o mé­todo ex­pli­cado neste ar­tigo ainda per­mite que se tenha sempre o Li­bre­Of­fice atu­a­li­zado através do sis­tema de atu­a­li­za­ções do Ubuntu (através do re­po­si­tório ofi­cial do Li­bre­Of­fice).

LibreOffice4 no Ubuntu
A suite de es­cri­tório Li­bre­Of­fice é um con­junto de pro­gramas bas­tante com­pletos e com­ple­ta­mente li­vres. Para além disso, o facto desta suite ser a imagem da enorme co­mu­ni­dade que a apoia está a fazer dela algo bas­tante atra­tivo, fun­ci­onal e oti­mi­zado em termos de per­for­mance.
Grafico do desenvolvimento do libreOffice
A prova destes factos anun­ci­ados no pa­rá­grafo an­te­rior é seu de­sen­vol­vi­mento que está a crescer de uma ma­neira in­crível. Tal como pode com­provar por esta pá­gina, que contém vá­rias es­ta­tís­ticas do de­sen­vol­vi­mento (esta imagem à di­reita foi re­ti­rada de lá), a quan­ti­dade de có­digo oti­mi­zado é enorme. Aliás, essa quan­ti­dade é de tal forma grande que a média mensal de atu­a­li­za­ções está na ordem dos mi­lhares.

O que traz a suite Li­bre­Of­fice?

O nú­mero de fun­ci­o­na­li­dades que o Li­bre­Of­fice dispõe é enorme, por isso, não serão abor­dadas todas elas neste ar­tigo, até porque não é esse o ob­je­tivo deste ar­tigo. No en­tanto, de se­guida apre­senta-se uma breve des­crição do que pode en­con­trar com esta suite.
z_writerMO pro­ces­sador de texto (Li­bre­Of­fice Writer) per­mite re­digir do­cu­mentos nos for­matos que de­sejar. Para além disso, e apesar de serem for­matos fe­chados (que não dis­po­ni­bi­lizam o con­teúdo li­vre­mente), o pro­ces­sador de texto abre os fi­cheiros com a ex­tensão .doc e .docx. Todo o tipo de fun­ci­o­na­li­dades deste tipo de apli­ca­ções estão já im­ple­men­tadas: é pos­sível es­crever textos, for­matá-los, criar ín­dices, in­serir grá­ficos e ima­gens, criar ro­dapés, entre muitas ou­tras fun­ci­o­na­li­dades. Para além disso, deve-se ainda des­tacar o sis­tema de co­men­tá­rios que é bas­tante fun­ci­onal.
z_calcM
A Folha de Cál­culo (Li­bre­Of­fice Calc) per­mite fazer grande parte das fun­ci­o­na­li­dades do MS Excel. Para além disso ainda per­mite vi­su­a­lizar e editar fi­cheiros com a ex­tensão .xls e xlsx, no en­tanto, ao con­trário do Writer, a com­pa­ti­bi­li­dade falha um pouco prin­ci­pal­mente quando existe ma­cros, algo muito uti­li­zado nestes fi­cheiros. Aparte da com­pa­ti­bi­li­dade, toda a apli­cação fun­ciona muito bem e traz todas as fun­ci­o­na­li­dades que po­derá pre­cisar: desde uma enorme quan­ti­dade de fór­mulas, for­ma­ta­ções, pos­si­bi­li­dade de im­por­tação de dados es­tru­tu­rados, in­serção se grá­ficos, entre muitas ou­tras fun­ci­o­na­li­dades.
z_ImpressMRe­la­ti­va­mente à apli­cação que per­mite criar apre­sen­ta­ções, cha­mada de Li­bre­Of­fice Im­press, esta apesar de contar com muitas fun­ci­o­na­li­dades im­por­tantes é mais li­mi­tada em re­lação à sua con­cor­rência (MS Power­Point). Apesar de ser com­pa­tível com fi­cheiros .ppt e .pptx, a ver­dade é que os re­sul­tados não são ótimos prin­ci­pal­mente ao nível es­té­tico. Um outro por­menor que o MS Power­Point tem van­tagem é aquando das apre­sen­ta­ções em que se se houver dois mo­ni­tores um deles fica com a apre­sen­tação e outro fica com dados im­por­tantes para o orador, no­me­a­da­mente tempo de­cor­rido, lem­bretes e até uma pré-vi­su­a­li­zação do pró­ximo di­a­po­si­tivo. De resto, o Li­bre­Of­fice Im­press fun­ciona nor­mal­mente sendo pos­sível criar di­a­po­si­tivos, uti­lizar tem­plates, in­serir ima­gens, textos, efeitos, entre muitos ou­tros por­me­nores.
z_drawM
Quanto à apli­cação de de­senho, o Li­bre­Of­fice Draw, apesar de não ter um po­ten­cial tão ele­vado como o Inks­cape, esta apre­senta uma in­ter­face muito boa para re­a­lizar ra­pi­da­mente de­se­nhos sim­ples. Para além desses de­se­nhos li­vres, esta apli­cação é também ideal para criar ra­pi­da­mente di­a­gramas, o que é algo também im­por­tante para pos­te­ri­or­mente ex­portar para do­cu­mentos. de texto.

z_baseM
Por fim, esta suite ainda apre­senta uma apli­cação cha­mada Li­bre­Of­fice Base que ba­si­ca­mente serve para gestão de base de dados. É algo si­milar ao MS Ac­cess e per­mite criar e gerir bases de dados, pre­parar for­mu­lá­rios e re­la­tó­rios que per­mitem aos uti­li­za­dores fi­nais vi­su­a­li­zarem a in­for­mação. Esta apli­cação pode ser uti­li­zada como in­ter­face de bases de dados Ac­cess (JET), MySQL e até Post­greSQL.

Ins­tale a úl­tima versão do Li­bre­Of­fice

Se o seu Ubuntu é atual, ou seja pos­te­rior à versão Ubuntu 12.04 Pre­cise Pan­golin, então a ins­ta­lação da úl­tima versão do Li­bre­Of­fice não é mais que a adição do seu re­po­si­tório ofi­cial. De­pois disso, apenas pre­cisa de pro­ceder às atu­a­li­za­ções au­to­má­ticas do Ubuntu. Quanto a este re­po­si­tório, ele apenas dis­po­ni­bi­liza ver­sões es­tá­veis e ofi­ciais do Li­bre­Of­fice.
Assim, co­mece por abrir o ter­minal e es­creva o co­mando se­guinte que adi­ci­onar o re­po­si­tório:
sudo add-apt-re­po­si­tory ppa:li­bre­of­fice/ppa -y && sudo apt-get up­date
De­pois do pro­cesso estar con­cluído, pro­va­vel­mente o Ubuntu irá avisar (por in­ter­médio da sua apli­cação de atu­a­li­za­ções) que pre­cisa de o atu­a­lizar. Como esta atu­a­li­zação é grande e usa um con­junto vasto de de­pen­dên­cias novas, é al­ta­mente re­co­men­dável que uti­lize o co­mando do ter­minal abaixo para atu­a­lizar:
sudo apt-get dist-up­grade
Por fim, esta ins­ta­lação faz com que o Li­bre­Of­fice fique com o idioma In­glês. Para pôr o idioma em Por­tu­guês, de­verá mudar as con­fi­gu­ra­ções do Li­bre­Of­fice tal como é ex­pli­cado neste sim­ples ar­tigo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário