segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Moca: um conjunto de ícones ao estilo do iOS 7

Conjunto de ícones MOCA, para Ubuntu
Neste ar­tigo apre­sen­tamos um con­junto de ícones para o Ubuntu cha­mado Moca. Este con­junto de ícones ca­rac­te­riza-se por ter um vi­sual muito con­ciso entre quase todos os ícones: cantos ar­re­don­dados e com um vi­sual o mais sim­ples pos­sível. Apesar de o autor não as­so­ciar de forma al­guma estes ícones ao iOS 7, de­nota-se que existe al­guma si­mi­la­ri­dade. Na ver­dade, seja si­milar ou não, todos nós que­remos ter um Ubuntu bo­nito e mo­derno e o Moca pro­mete isso mesmo!
Este con­junto de ícones está a ser de­sen­vol­vido de forma muito ativa, quase di­a­ri­a­mente! Por esse mo­tivo, neste ar­tigo mos­tramos-lhe uma ma­neira muito sim­ples de ins­talar a úl­tima versão dos ícones Moca, via re­po­si­tório do pro­jeto. Através deste re­po­si­tório, você po­derá de­pois manter-se sempre atu­a­li­zado, através da gestão normal de atu­a­li­za­ções do Ubuntu.

O pro­jeto Moca está a ser de­sen­vol­vido por Sam Hewitt, um de­signer geek que gosta do mundo open-source. Apesar de ainda ser um pro­jeto re­la­ti­va­mente novo, o autor tem tra­ba­lhado re­gu­lar­mente na me­lhoria deste con­junto de ícones, dis­po­ni­bi­li­zando sempre as mo­di­fi­ca­ções através de novas atu­a­li­za­ções.
Ao nível es­té­tico, este con­junto de ícones tem al­guns as­petos bem in­te­res­santes de se ana­lisar. Em pri­meiro lugar, em termos de ícones de ta­manho pe­queno, que nor­mal­mente são uti­li­zados nas barras de fer­ra­mentas e também no painel su­pe­rior do Ubuntu, segue a mesma li­nhagem da mai­oria dos con­juntos de ícones para o Ubuntu: ícones sem cor, ou seja, mo­no­cro­má­ticos.
Barras do Ubuntu com os ícones Moca
Por outro lado, os ícones das apli­ca­ções re­ce­beram cores vivas, que tornam o vi­sual do Ubuntu mais atra­tivo, mo­derno. Claro que isto é uma questão de gosto, que é ex­tre­ma­mente re­la­tivo, mas os seus por­me­nores es­té­ticos co­lo­ridos e ao mesmo tempo ele­gantes/sim­ples tornam o vi­sual con­vi­da­tivo:
Aplicações com os ícones MOCA para o Ubuntu
Quanto às pastas, estas se­guem uma co­lo­ração mais suave, com o clás­sico bege dos capas/ar­quivos fí­sicos onde se guarda fo­lhas:
moka_icon_theme_by_hewittsamuel-d6dq3v9 (cópia)M
Apesar destes ícones Moca não terem o mesmo es­ta­tuto e idade de por exemplo os ícones Fa­enza, eles mos­tram um claro po­ten­cial para se tor­narem nuns ícones muito uti­li­zados pelos amantes da per­so­na­li­zação do Ubuntu. Atu­al­mente já tem um vasto con­junto de ícones que abrange quase todas as apli­ca­ções mais usadas pelos uti­li­za­dores “nor­mais” do Ubuntu.
In­fe­liz­mente, há al­gumas apli­ca­ções co­nhe­cidas que ainda não têm ícone e acabam por uti­lizar o ícone pa­drão que vem de origem no Ubuntu. Por exemplo o Gimp, o Inks­cape e o Li­ferea ainda não têm a sua “cara de Moca”.

Existe duas ver­sões do Moca!

O con­junto de ícones Moca traz duas ver­sões muito pa­re­cidas, que apenas va­riam na co­lo­ração dos ícones mais pe­quenos, nos ícones mo­no­cro­má­ticos. Estas duas ver­sões servem es­sen­ci­al­mente para pôr o con­junto de ícones com­pa­tível tanto para am­bi­entes es­curos como am­bi­entes claros:
Conjunto de icones Moca no Unity sem películas Moca-Dark
Assim, o con­junto de ícones “Moca” serve para temas mais es­curos, como o Am­bi­ance (o tema pa­drão do Ubuntu que você pode ver na imagem acima à es­querda). Por outro lado, o con­junto “Moca-Dark”, tem ícones mo­no­cro­má­ticos es­curos, para fi­carem per­ce­tí­veis em temas mais claros, tal como pode ver pela imagem acima à di­reita.

Como ins­talar os ícones Moca

Estes ícones Moca têm re­ce­bido inú­meras atu­a­li­za­ções de forma re­gular, por isso é al­ta­mente re­co­men­dável que você ins­tale estes ícones através do re­po­si­tório ofi­cial do pro­jeto. Assim, ao fazê-lo, você irá re­ceber sempre as atu­a­li­za­ções de novos ícones. Em todo o caso, se você pre­ferir ins­talar de forma ma­nual vi­site a pá­gina do pro­jeto.
Ao con­trário da ins­ta­lação ma­nual, a ins­ta­lação via re­po­si­tório é pra­ti­ca­mente au­to­má­tica. Assim, co­mece por adi­ci­onar o re­po­si­tório do pro­jeto exe­cu­tando o se­guinte co­mando no ter­minal:
 
sudo add-apt-re­po­si­tory ppa:snwh/moka-icon-theme-daily && sudo apt-get up­date

Quando o pro­cesso es­tiver ter­mi­nado, sim­ples­mente clique no botão se­guinte ou exe­cute o co­mando se­guinte para ins­talar o con­junto de ícones Moca:
 
sudo apt-get ins­tall -y moka-icon-theme

Como re­fe­rido, existe uma versão al­ter­na­tiva, para am­bi­entes claros, onde a barra su­pe­rior do Ubuntu ao ser muito clara exige que os ícones sejam es­curos. Para esses casos, re­co­men­damos vi­va­mente que ins­tale a versão Moca-Dark, cli­cando no botão se­guinte ou es­cre­vendo o co­mando se­guinte no ter­minal:
 
sudo apt-get ins­tall -y moka-icon-theme-dark

Quando a ins­ta­lação ter­minar, uti­lize o pro­grama Gnome-Tweak-Tool para mo­di­ficar o con­junto de ícones do seu Ubuntu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário